Transdutor de Torque

Transdutor de Torque

Um transdutor de torque mede a quantidade de força rotacional em componentes mecânicos. As medições são transmitidas aos operadores ou sistemas de controle para que as máquinas possam funcionar corretamente.

No sensor, uma mola de metal está ligada a um medidor de tensão, que é afetado pelo sensor de torque que é exposto na aplicação. A tensão é gerada com base na quantidade de torque que existe. Um transdutor de torque é normalmente classificado como um sensor de rotação ou de reação, e suas funções são dependentes de quanto torque ele pode manipular, do tipo de carga e das unidades, sendo que ele é construído para tolerar altas cargas quando uma máquina ou motor inicia sua operação.

Os sensores de torque são formados por strain gages fixados em uma barra de torção. Conforme a barra é girada, os strain gages respondem à força de cisalhamento da barra, que é proporcional ao torque.

Os erros de medição provocados pela força de componentes mecânicos afetam a precisão de um transdutor de torque. Esses erros precisam ser conhecidos e tratados, assim com sua incerteza de medição.

A forma mais adequada de conhecermos esses erros é realizando a calibração desses transdutores. Calibração é usada para determinar as características meteorológicas do instrumento (precisão, repetibilidade, reprodutibilidade, histerese, erros de indicação ou interpolação, incerteza de medição, etc) necessárias para definir sua funcionalidade ou de verificar sua conformidade com requerimentos.

Dependendo dos resultados de calibração, é possível definir a classe em que cada instrumento pertence, baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas vigentes.

O CTM realiza a calibração de Transdutores de Torque e Calibradores de Torquímetro em seus laboratórios internos. O CTM possui instalações próprias, métodos e padrões primários para calibração com excelentes níveis de incerteza.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CTM www.calibracao.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×