MULTÍMETRO

Saiba mais sobre MULTÍMETRO

Multímetros são instrumentos de medição utilizados para medir grandezas elétricas. As faixas mais comuns que os multímetros medem são tensão alternada e tensão contínua até 1000 V, corrente alternada e contínua até 20 A, resistência até 100 Mohm, Frequência até 100 kHz.

Alguns modelos medem ainda as faixas de capacitância, temperatura (termopar tipo K) e indutância. O CTM é um laboratório de calibração que fornece a calibração de multímetros nas faixas de tensão, corrente, resistência, capacitância, frequência, temperatura e indutância.

Os multímetros mais comuns no mercado são portáteis de até 4 1/2 dígitos.

O CTM faz calibrações de multímetros acreditada pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), ou seja, com selo RBC. Consulte nosso escopo completo no site do Inmetro.

Os modelos de multímetros até 4 1/2 dígitos, apesar de fazerem as medições das grandezas citadas anteriormente, são próprios para as faixas não tão extremas. Saiba em quais situações você pode aproveitar melhor seu equipamento:

  • Para a utilização de multímetros até 4 1/2 dígitos em tensão contínua e alternada, utilize-o em faixas entre 100 mV até 1000 V;
  • Para fazer medições mais precisas abaixo de 100 mV, prefira multímetros de bancada 6 1/2 dígitos. Esses multímetros são próprios para tensão alternada em frequências de até 1 kHz;
  • Para medição de tensão alternada com frequências maiores, prefira um osciloscópio, scopemeter, ou consulte a especificação do modelo do fabricante (a Fluke e Keysight possuem alguns modelos que funcionam bem em frequências até 100 kHz).

Para a utilização de multímetros portáteis em medições de corrente, prefira utilizá-los entre 10 mA até 10 A. Quando fizer medições em corrente acima de 5 A, não fique muito tempo com o multímetro fazendo a medição, pois dependendo do estado do fusível de proteção do multímetro, ele pode acabar queimando. Para medir valores de corrente mais altos, prefira a utilização de alicates amperímetros, pinça amperimétricas ou a utilização de shunts. Veja também a especificação dos cabos que utilizar. Cabos mais finos não são próprios para corrente acima de 10 A.

Para a utilização de multímetros digitais até 4 1/2 dígitos em medições de resistência, utilize-os em faixas entre 100 ohm e 10 Mohm. Em valores mais baixos, considere que o próprio cabo utilizado na medição possui um valor de resistência. Para saber esse valor residual da resistência do cabo, dê um curto na ponta dos cabos, de forma a medir a resistência dos próprios cabos. É comum que este valor fique próximo de até 0,5 ohm. Para medir valores menores de resistência, prefira os equipamentos tipo miliomhímetros ou microhmímetros. Para valores de resistência acima de 1 Mohm, é possível que a isolação dos cabos utilizados interfira nas medidas. Procure utilizar cabos com isolação interna de silicone, além de PVC, e não encoste nos cabos durante a medição. Para medições melhores de valores de alta resistência, prefira a utilização de megôhmetros.

Nas faixas de capacitância e indutância, é comum que esses multímetros até "quebrem um galho", mas sempre prefira pontes RLC para essas medições.

Quando fizer medições na faixa de temperatura, lembre-se que além de ter o multímetro calibrado nessa faixa, é importante que o termopar utilizado nessas medições também esteja calibrado. Se for uma necessidade constante, considere fazer a calibração em malha, ou seja, do conjunto multímetro + termopar, de modo a conhecer os erros do conjunto.

Esses multímetros utilizam a compensação da junta de referência interna nessas medições, ou seja, sempre que você utilizar multímetros para medir a temperatura de algo, deixe o multímetro estabilizar sua temperatura interna no ambiente por pelo menos 15 minutos. Em outras palavras, se o multímetro for retirado de uma sala que estava à 20 °C e rapidamente você for em um ambiente externo à 30 °C medir, com um termopar acoplado ao multímetro, uma temperatura de uma peça, essa medição não trará o valor correto da temperatura da peça.

Prefira empresas de calibração com certificação conforme a NBR ISO/IEC 17025:2017 para realizar as calibrações e certificações de seus equipamentos, pois são empresas acreditadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro). Com isso, o certificado de calibração emitido é válido inclusive internacionalmente.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CTM www.calibracao.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×