COMO CALIBRAR BALANÇA DIGITAL

Saiba mais sobre COMO CALIBRAR BALANÇA DIGITAL

Como calibrar uma balança é uma dúvida muito comum entre os leigos no assunto.

Antes de lhes dar a resposta, queremos te atualizar nos conceitos do Vocabulário Internacional da Metrologia - VIM.

Calibração: Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

Logo, o que você provavelmente precisa é do ajuste em sua balança.

Ok, isso não muda o problema em si e nem resolve nada, mas é nosso dever promover esse conhecimento.

Então vamos lá, para ajustar uma balança, você primeiro precisa ter certeza de que sua balança não possui selo e lacre do IPEM (o pessoal leigo costuma chamar de selo do Inmetro).

As balanças utilizadas para fins comerciais, de compra e venda de mercadorias, são homologadas pelo Inmetro e inspecionadas periodicamente pelo IPEM, no âmbito da metrologia legal.

Para ajustar essas balanças é preciso romper o lacre do IPEM, ou seja, esse tipo de balança não deve ser ajustada por leigos, apenas por empresas autorizadas pelo IPEM, pois você não terá outro lacre do IPEM para colocar de volta na balança.

Caso você tenha aquelas balanças de banheiro ou de cozinha, que são utilizadas para finalidades não comerciais, saiba que essas balanças não costumam ser homologadas pelo Inmetro (ok, sei que pra você provavelmente tanto faz).

Para ajustar a balança, siga os passos abaixo:

  • 1 - Faça uma limpeza superficial na balança. Caso o prato da balança seja separado da balança, verifique se há sujeira entre o prato e o restante da balança.
  • 2 - Veja se a balança está nivelada. Algumas balanças possuem um nível de bolha para que seja feita essa verificação.
  • 3 - Veja se a balança possui um botão CAL, MODE ou Function. Se a balança possuir esses botões, o ajuste deve ser mais simples. Se não possuir, você precisará do manual de operação da balança ou de um pouco de sorte. Procure sempre ler o manual da sua balança antes de fazer este procedimento.
  • 4 - Encontrando a função de ajuste (CAL) das balanças: Caso a balança não tenha facilmente o botão do CAL, pode ser que seja preciso fazer um truque para encontrá-lo, como, por exemplo, segurar o botão de tara (zero) por 3 segundos. As balanças homologadas pelo Inmetro possuem senha para acessar a calibração ou é necessário fazer uma liberação (jumper) diretamente na placa da balança, ou seja, é necessário abrir a balança, e para abrir a balança você precisaria romper o lacre do IPEM, logo, não vai rolar.
  • 5 - Tenha um peso padrão! Como trata-se de um ajuste, você precisa ajustar a balança com uma referência exata, caso contrário sua balança corre o risco de ficar pior do que estava. Normalmente as balanças pedem um peso específico para o ajuste. Esse peso depende da balança e da faixa da balança. Ex: até 500 g; até 10 kg; até 200 kg. Se você não tem um peso de referência, aconselho não prosseguir com o ajuste, a menos que você esteja na situação "não tenho nada a perder". Se esse for o caso, tenho algumas sugestões do criativas, típicas de um brasileiro, para resolver essa questão. Você pode:
    • 5.1 - Ir no mercado, naqueles que você consegue comprar algo por quilo, e pesar em uma balança do próprio mercado, até conseguir exatamente o peso que você precisa, como por exemplo, 500 g.
    • 5.2 - Usar um produto com o peso pré-determinado como o seu peso de referência, como um pacote de 1 kg de feijão.
    • 5.3 - Usar água destilada, na temperatura de 4 °C, à nível do mar, como peso de referência (ok, dei uma viajada). Nota: não adianta fazer isso em outras altitudes ou sem usar água destilada. Nota 2: a menos que você conheça o valor exato da densidade da água em que vai utilizar, conheça a pressão atmosférica de onde está, a massa específica do ar onde está, a temperatura e umidade do ambiente. Daí você consegue fazer umas continhas e chegar num resultado legal do peso de uma determinada quantidade de água.
  • 6 - Ao apertar o botão CAL ou entrar nesse parâmetro, a balança precisa inicialmente estar sem nenhum peso em cima do prato. É comum, após entrar nesse parâmetro, a balança pedir novamente um comando para confirmar que está "sem carga" sob o prato.
  • Para que isso dê certo, a balança deve estar nivelada, em uma superfície sem vibração e sem a interferência do vento do ar condicionado ou do ventilador.
  • Após dar o novo comando para a balança, ela irá pedir para que seja colocado o peso de referência. Coloque o peso padrão e aguarde a estabilização da leitura.
  • Depois é só apertar novamente o botão CAL, ou comando solicitado pela balança, e está pronto.
  • 7 - Retire o peso da balança e veja se está marcando zero. Coloque novamente o peso e verifique se está marcando corretamente. Desligue a balança, aguarde 1 minuto e ligue novamente e verifique se o valor foi mantido, pois a balança pode estar com problema na memória. Se a balança não estiver gravando o ajuste, você precisará fazer o ajuste todas as vezes antes de usar. Esperamos ter ajudado! Se você precisar de manutenção ou ajuste em balanças com selo do IPEM, entre em contato! O CTM é autorizado pelo IPEM para esse serviço.
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CTM www.calibracao.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×