Acústica

Acústica

acustica

O CTM realiza calibração em Decibelímetro, calibração em dosímetro acústico e também calibração em calibrador de nível sonoro.
O nível de pressão sonora (SPL, em inglês Sound Pressure Level) é uma medida para determinar o grau de potência de uma onda sonora. É determinada pela amplitude da onda sonora por duas razões: pela sensibilidade do ouvido às variações de pressão, e por ser uma quantidade simples de ser medida. A unidade internacional do nível de pressão sonora é o decibel (dB).
A pressão sonora para fontes sonoras reais pode variar de menos de 20 µPa (20 * 10-6 Pa) até mais que 20 Pa (1 Pa = 1 Nm-2). Esses dois níveis de pressão correspondem mais ou menos ao mínimo de audição (20 µPa) e ao limiar da dor (20 Pa), para o ouvido humano, a 1KHz de frequência. Se compararmos o valor para o mínimo da audição humana com a pressão média atmosférica de 100000 Pa, observamos como é alta a sensibilidade do nosso ouvido. Por causa das características da audição humana, o nível de pressão também é expresso numa escala logarítmica. Ela é baseada na razão entre a pressão sonora real e o limiar da audição à 1 kHz.

Decibelímetro


O Medidor de Nível de Pressão Sonora, também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora. Esse equipamento é calibrado para ler o nível de som em decibéis (uma unidade logarítmica). O limite da audição humana é aproximadamente 0 dB (equivalente a 20 ?Pa) para um ouvido humano normal, e o limite antes da dor (sons extremamente altos) é aproximadamente 120 dB. 
Atualmente, no mercado brasileiro, existem decibelímetros digitais capazes de realizar medições entre 30 dB até 130 dB.
Classe de exatidão (IEC 61672 – Padronização para Decibelímetros):Classe 0: geralmente usados para calibrar outros decibelímetros, e podem ser usados em medidas de alta precisão em espaços controlados ou pesquisas acadêmicas. Possuem uma margem de erro de 0.7dB.
Classe 1 e 2: são os mais comumente usados em laboratórios e pesquisas de campo em geral. O de Classe 1 é mais preciso que o de Classe 2. Possuem margem de erro de 1.0 e 1.5dB respectivamente.
Tipo/Classe 3: uso restrito a medições básicas, onde não é necessária tanta precisão. Possuem margem de erro de 2.5 dB.


Dosímetro acústico ou Audiodosímetro
É um aparelho utilizado para medir a intensidade sonora (dB). Muito utilizado em indústrias, o aparelho por ser portátil, é fixado em trabalhadores de diversas funções. Sua aplicação visa mensurar a dosagem de ruído que um trabalhador recebe durante sua carga horária diária.Dose: É um parâmetro utilizado para quantificar a exposição ao ruído em determinado período, durante turnos de % de exposição ao ruído relativo à (por exemplo) 85 dB por 8 horas. 
100 % DOSE = 85 dBA por 8 horas (NR 15 - Limites de tolerância para ruído)
Por exemplo, se uma pessoa permanece em um ambiente à 85 dB por 4 horas, ela recebe 50% de DOSE.A precisão mais comum dos dosímetros é de 1,5 dB.


Algumas Imagens » Acústica
Pressão Sonora x dB
Ponderações