O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia está capacitado a realizar Manutenção de Instrumentos de Força e Torque  em diversos tipos de equipamentos  de medição existentes no mercado.

Contamos com uma equipe de 1 engenheiro de instrumentação e 3 tecnicos mecânicos competentes em manutenções de instrumentos de força, torque e dureza.

Fazemos manutenção em torquímetros, dinamômetros, células de carga, calibradores de torque (instrumento padrão), transdutores de torque, durômetros shore, durômetros de bancada, máquinas de ensaio de tração e compressão, inclusive retrofit em máquinas de ensaio.

Laboratórios competentes de calibração operam em conformidade com a Norma ISO 17025. O CTM é acreditado pelo Inmetro/Cgcre para as calibrações de força, torque e dureza, ou seja, está em conformidade com a NBR ISO IEC 17025.


A maioria dos fabricantes de torquímetros utiliza a Norma ISO 6789 como base para estabelecer critérios seus torquímetros.

O CTM recomenda a leitura da norma, onde entende-se a diferença entre os tipos de torquímetros e suas classes de exatidão.

Um programa de verificações intermediárias e recalibrações dos torquímetros são essenciais para eliminar possíveis erros de medição causados por torquímetros fora de especificação. 


Ao procurar uma empresa para fazer a manutenção em sua célula de carga ou dinamômetro, considere a experiência de mais de 25 anos do CTM.


Faça um orçamento sem compromisso!