Existem diversas técnicas diferentes para realizar a Calibração de Copo Ford, cada qual especificada para um tipo de material. Os instrumentos de hoje variam do modelo mais simples ao mais complexo, do simples fato de contar segundos para um liquido escoar até a programação de curvas reológicas. 

O CTM possui ?Know How? para auxiliar nossos clientes na especificação do viscosímetro e Calibração de Copo Ford adequado, orientações de uso, manuseio e interpretação de resultados. 


Viscosímetro Brookfield

O viscosímetro Brookfield é o pioneiro para medição de viscosidade rotacional e análise de dados. Muito utilizado pelas indústrias e instituições de pesquisa, o viscosímetro Brookfield realiza análises desde viscosidades próximas a viscosidade água, até viscosidades como a de massa corrida, materiais sólidos como adesivos Hotmelt e resinas PET também podem ser fundidos e analisados com dispositivos de aquecimento.

O funcionamento do viscosímetro tipo brookfield é dado pelo giro de uma haste, cilindro ou disco. Quando inserido no fluído, o giro da haste é feito em uma rotação constante. O Brookfield basicamente mede a força ou rotação necessária para vencer a resistência da viscosidade do fluído em estudo. 

A viscosidade dinâmica, o spindle, o tempo de rotação e a velocidade da rotação (RPM) são controlados.

A norma NBR9277 (Adesivos - Determinação da viscosidade - Método do viscosímetro Brookfield) - Especifica o método do viscosímetro Brookfield para a determinação da viscosidadeem adesivos. Aplica-se aos adesivos à base de elastômeros, cuja viscosidade dependa da tensão de cisalhamento, ou seja, fluidos não newtonianos. A Norma 9277 não contempla adesivos de fusão.


Viscosímetro tipo Copo Ford e viscosímetro tipo Copo Zahn

O viscosímetro tipo Copo Ford, assim como o viscosímetro tipo Copo Zahn, é um equipamento desenvolvido para atender indústrias petroquímicas, químicas e fins didáticos caracterizados pela produção e manipulação de fluidos, onde se desejam obter resultados referentes a viscosidade em relação ao tempo de escoamento de uma determinada substância . O viscosímetro Copo Ford e Copo Zahn são capazes de atender os requisitos da normalização, onde consegue estabelecer a viscosidade consequente do tempo de escoamento do fluido newtoniano e juntamente com cálculos técnicos sendo principalmente utilizado para determinação da viscosidade cinemática de tintas, vernizes, resinas e outros líquidos com propriedades estabelecidas pela lei de Newton, de escoamento entre 20s a 100s.

Os viscosímetros tipo copo ford são fabricados conforme norma ASTM D1200 e NBR5849. São utilziados orifícios número 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, dependendo da viscosidade a ser medida.

A norma NBR5849 (Tintas - Determinação de viscosidade pelo copo Ford) - Estabelece a determinação da viscosidade cinemática, a 25 °C, de tintas, vernizes, resinas e outros líquidos com propriedades newtonianas, de escoamento entre 20 s a 100 s, utilizando-se copo Ford com orifícios nos 2, 3 e 4.