O que é Calibração de Instrumentos de Medição?

Calibração de Instrumentos de Medição é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.

O CTM presta serviços de calibrações em diversos tipos de instrumentos de medição, com o fornecimento do respectivo certificado de calibração.

Realizamos calibrações in-loco em todo o Brasil, faça-nos uma consulta.

Porque a calibração é necessária?

A Calibração de Instrumentos de Medição é importantíssima para a garantia da qualidade na fabricação de um determinado produto e/ou na prestação de um serviço. Ela assegura que os instrumentos utilizados no controle do seu processo/produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.

A calibração é necessária para o atendimento de normas como por exemplo a NBR ISO 9001, normas da Anvisa, IATF 16949, NBR ISO 17025 entre outras.

Confira nosso cronograma de Treinamentos e entenda tudo sobre garantia da qualidade e calibração!

Com qual frequência um instrumento de medição deve ser calibrado?

A frequência ideal de calibração de um instrumento de medição pode variar de acordo com a frequência de utilização do mesmo, o ambiente onde é utilizado e a habilidade do operador. Por exemplo: Um instrumento pode ter uma frequência de calibração estabelecida de 1 ano e ser utilizado raramente. Já outro instrumento que é utilizado com maior frequência deve ter o intervalo entre as calibrações menor, por exemplo, 6 meses. Não é uma regra, existem diversos estudos para determinação da frequência ideal de calibração de um instrumento de medição, mas é sempre importante analisar onde, como, com que frequência e por quem o instrumento é utilizado antes de estabelecer uma periodicidade de calibração.

Que instrumentos devem ser calibrados?

Qualquer instrumento que tenha influência direta no resultado do seu processo/produto final, não importando em qual etapa esse instrumento seja utilizado.

Rastreabilidade:

Propriedade do resultado de uma medida ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, por meio de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas. O resultado de toda medição é expresso por um número e por uma unidade de medida. Para realizar uma medição, é necessário termos unidades de medidas definidas e aceitas convencionalmente por todos. O Brasil segue a Convenção do Metro, que adota as unidades definidas no SI (Sistema Internacional de Unidades) como padrão para as medições.

Um metro equivale ao trajeto percorrido por uma onda eletromagnética plana no vácuo, durante 1/299 792 458 (velocidade da luz) de segundo.

Um quilograma equivale a 1 dm³ de água pura na temperatura de 4,44°C.

Um segundo é definido como a duração de 9'192'631'770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

Acesse o site do B.I.P.M. (Bureal International des Poids et Mesures) clicando aqui

 

Adquira o livro Metrologia na Indústria clicando aqui.

O Autor do livro, o Engenheiro Eletrônico Francisco Lira, foi Sócio-fundador do CTM, entre 1992 e 2009.