Validação do certificado de Calibração
Fez as calibrações dos seus instrumentos e aguarda ansioso pela auditoria? Cuidado! Ainda não é a hora de descansar. Verifique se todos os seus certificados de calibração foram validados! E como validar os certificados? É fácil! Siga as instruções abaixo e não se esqueça: a melhoria contínua para a garantia da qualidade é um trabalho gratificante que não tem fim.
Para efetuar a Validação do Certificado de Calibração é necessário seguir essas duas etapas:
Etapa 1: Análise das informações do certificado
-Verificação do número do certificado e descrição do instrumento e informações na etiqueta de calibração;
-Preencha a validade da calibração na etiqueta de calibração.
Não definiu o intervalo entre as calibrações? Veja Como definir o intervalo entre as calibrações;
-Verificação da data da calibração e data da emissão do certificado;
-Análise da rastreabilidade dos padrões utilizados na calibração do seu instrumento. Se seu certificado não possuir o selo RBC no cabeçalho, solicite ao laboratório que fez a calibração, o certificado RBC do padrão utilizado na calibração. A rastreabilidade da calibração é um requisito que normalmente é solicitado em auditorias da ISO 9001 e auditorias de clientes.
Etapa 2: Análise dos resultados da calibração
-Analise os resultados da calibração do seu instrumento, veja se o maior erro do seu instrumento está dentro do seu critério de aceitação.
Verifique se a unidade de medida do seu critério de aceitação e os resultados da calibração é a mesma. É possível que seu critério esteja em porcentagem e os resultados estejam em unidade (Exemplo: V / mm / °C / Nm). Se esse for o caso, cada erro encontrado na tabela de resultados deverá ser convertido para porcentagem (regra de 3 simples).
Dica: Facilite seu trabalho. Se seu critério de aceitação é em porcentagem, informe ao laboratório de calibração para emitir os resultados do erro e incerteza de medição em porcentagem.
Não tem um critério de aceitação definido? Veja como definir critérios de aceitação;
-Verifique se seu instrumento foi calibrado em toda a faixa em que ele é utilizado;
Ainda tem dúvidas? Veja nosso cronograma de cursos em e se inscreva para a próxima turma de metrologia aplicada.