Critérios de Aceitação em Calibração  como Elaborar:


Cada instrumento deve ter tabelado o seu Critério de Aceitação em Calibração. Há vários caminhos para definir esse critério, o qual deve ser documentado.O critério de aceitação exige revisões constantes, uma vez que o processo pode mudar ou tornar-se tão rigoroso que o instrumento tenha que ser substituído.É preciso ter muito claro o que é o erro do instrumento e o que é a incerteza de medição.


O erro máximo admissível pelo instrumento de medição (critério de aceitação) é definido pelos responsáveis pela garantia da qualidade. O critério de aceitação pode ser estabelecido através dos limites de erro declarados pelo fabricante do instrumento (exatidão do instrumento), ou valor inferior ao erro máximo permitido no processo, ou através de normas.

Comumente é utilizado 1/3 do erro máximo permissível do processo como sendo o critério para a aceitação dos resultados da calibração, entretanto, tal cálculo não é obrigatório.

O sistema de gestão de medição deve assegurar que requisitos metrológicos especificados são satisfeitos.

Requisitos metrológicos especificados são derivados de requisitos para o produto. Estes requisitos são necessários tanto para o equipamento de medição quanto para os processos de medição. Requisitos podem ser expressos como erro máximo permissível, incerteza permissível, faixa, estabilidade, resolução, condições ambientais ou habilidades do operador.


TRADUZINDO...

Para definir um Critério de Aceitação em Calibração  de um instrumento é necessário identificar primeiramente onde este instrumento será utilizado e qual o maior erro que se pode ter onde o instrumento será utilizado. Por exemplo, se um forno para assar bolo deve operar em 200 °C durante um determinado tempo, deve-se conhecer a temperatura mínima para o bolo não ficar cru, e a temperatura máxima até que o molo não queime. Vamos supor que essa margem entre a temperatura mínima e máxima seja de ± 10°C, desta forma, tem-se que assegurar que o termômetro utilizado na medição da temperatura do forno tenha um erro consideravelmente menor que esta tolerância de processo. Neste exemplo, o critério de aceitação para o termômetro poderia ser definido entre 1 e 3,3 °C.

Nota: Para considerar a exatidão do instrumento como critério de aceitação, tenha absoluta certeza de que o instrumento é adequado para o processo em que será utilizado, pois o instrumento pode ter sido comprado errado no passado.