O CTM tem vivência na calibração de equipamentos padrões na área de eletricidade.

Calibramos padrões de laboratórios de todo Brasil. Dentre os padrões que calibramos, estão multímetros de bancada 6 1/2 dígitos, calibrador multifunções, décadas resistivas, décadas capacitivas, resistor padrão, gerador de funções, contador padrão, padrão de energia trifásico, mala de calibração omicron, dentre outros.

Os multímetros de bancada 6 1/2 dígitos são padrões utilizados em calibrações em tensão, corrente e resistência. O CTM calibra esses padrões em todas as suas faixas, até 1000V, 20A, 1 Gohm, 100 mF, 100 MHz. Essas são normalmente as faixas máximas desses multímetros padrões. O escopo do CTM, em cada uma dessas grandezas, vai além.

Décadas resistivas e Resistor padrão são utilizados em calibrações de microhmímetros, miliohmímetros, ohmímetros, multímetros, dentre outros medidores de resistência. O CTM calibra esses padrões desde 0,0001 mohm até 1 Gohm.

Décadas capacitivas são utilizadas em calibrações de capacímetros e pontes RLC. O CTM faz calibrações desses padrões desde 1 nF até 100 mF. As calibrações de capacitância podem ser feitas em DC ou em frequências de 100 Hz e 1 kHz.

Geradores de funções e contadores padrões são utilizados em calibrações diversas na área de tempo e frequência, como por exemplo, na calibração de oscilógrafos, frequencímetros e osciloscópios. O CTM possui uma das menores incertezas de medição nessa área. Na foto dessa página, esses padrões de referência são os dois primeiros de cima para baixo.

Futuramente teremos um post específico para os padrões de energia, pois somos referência nacional na calibração desses padrões e este tema merece um post bem detalhado a respeito. Hoje calibramos os padrões de energia das principais distribuidoras de energia do país com a menor incerteza de medição disponível entre a rede brasileira de calibração para as faixas que calibramos.


Contudo, saiba que também calibramos os instrumentos mais simples em eletricidade, como multímetros, alicate amperímetros, megôhmetros...